Leitura e Escrita
No link abaixo é possível visualizar todo o conteúdo.
Blog desenvolvido como uma ferramenta de pesquisa para uma escrita com significado, e conteúdo diverso. O Blog Ler Para Escrever Textos Diversos partiu de uma abordagem de curiosidade por parte da autora.
Elementos constituintes dos gêneros – conteúdo temático, forma composicional e estilo | ||||||||||||||||||||||||||||||
Você já pôde refletir mais detalhadamente sobre o conceito
de esferas de atividade humana e sua relação com
os gêneros do discurso. Agora,
você vai pensar sobre como as condições gerais de produção dos diferentes
gêneros determinam características das suas formas composicionais e de seus
estilos.
Vamos recuperar o que vimos sobre gêneros levando em conta o que você e seu
grupo perceberam ao produzir
os textos sobre os mesmos fatos, mas em diferentes
gêneros. Você deve ter reparado que as diferenças entre os
gêneros
existem, sobretudo, em função das condições em que os textos são
produzidos. Essa
variação vai ocorrer, principalmente, em função:
Da configuração das esferas em que os gêneros circulam; Da finalidade de cada gênero; Da imagem que cada autor tem de seu interlocutor; Do veículo em que estes textos serão publicados. Condições de produção de um texto
As "condições de produção" são os aspectos que cercam a
produção de um texto. Assim, além dos
pontos mencionados – características da
esfera em que circula o gênero ao qual o texto pertence;
a imagem que o autor
quer passar de si e a que tem do seu interlocutor; finalidades ou intenções em
jogo;
características do veículo ou da mídia em que o texto circulará (por
exemplo, jornal impresso, como
O Estado de S. Paulo ou um jornal popular, jornal
de TV, jornal de Internet, livro impresso de literatura,
e-book, enciclopédia,
livro didático etc.) –, é necessário considerar outros, como o momento
histórico em que o texto é produzido e a interdiscursividade, ou seja, o diálogo que produz
com
outros textos.
A produção adequada de um texto deve considerar todos esses elementos, e a sua efetiva compreensão (incluindo-se uma compreensão crítica) também não pode prescindir da
observação desses elementos.
As divergências relativas ao contexto de produção geram diferenças na estrutura dos textos que são produzidos para cada situação que vivemos. Mas que diferenças são essas, afinal?
No quadro abaixo estão algumas das características de cada um dos gêneros que
foram produzidos por você e
por seus colegas.
Leia cuidadosamente as características de cada gênero e reveja os textos que
foram publicados por seu
grupo – os textos apresentam essas características?
Anote suas considerações, você vai precisar delas nos
próximos passos.
|